O projeto busca desenvolver as habilidades de liderança, iniciativa, colaboração, empatia e, principalmente, a capacidade de resolver problemas. Baseado no pensamento computacional, por esse método, os alunos aprendem fundamentos sólidos em ciência da computação, por meio de práticas pedagógicas modernas alinhadas aos padrões internacionais, utilizando recursos didáticos adequados para alunos do Ensino Fundamental II.
O “Mind Makers” propõe desafios que simulam problemas reais, por meio de técnicas de PBL – Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos), problemas-simulados, em várias áreas do conhecimento humano, exigindo múltiplas habilidades e trabalho em equipe, para serem solucionados, além de práticas desafiadoras de complexidade progressiva, que exigem raciocínio e habilidades do pensamento computacional em toda a sua amplitude.
Durante as atividades, os alunos não apenas programam computadores, como também usam programas em dispositivos eletrônicos de robótica e em tecnologias digitais para a internet, além de linguagem de programação. A gamificação também é utilizada como ferramenta de aprendizagem, afinal nada melhor do que aprender se divertindo
Além de aplicar conhecimentos tecnológicos para resolver questões úteis de seu dia a dia, por meio de atividades CODE (programação) e MAKER (construção de inventos eletrônicos e prática de robótica), os alunos da Mind Makers desenvolvem valores essenciais, como colaboração e compartilhamento de ideias, criando projetos e trabalhando em equipe.